DPrev Todo Dia

O SOBREPESO E A VITAMINA D

14 de maio de 2020

A vitamina D é uma das substâncias mais importantes do organismo humano. Ela é fundamental para a saúde dos ossos e muitos outros processos no nosso corpo. Os hábitos modernos e urbanos, onde as pessoas vivem atrás de insulfilm, dentro de prédios e shoppings e usufruindo de uma alimentação menos natural, fazem com tivéssemos menos exposição ao sol. Inclusive nunca esteve tão forte o fenômeno da Heliofobia – medo da luz solar! Isso tem resultado em uma população cada vez mais deficiente de vitamina D, uma vez que o sol é um importante elo na síntese dessa vitamina.

 

Alguns perfis têm maior risco de hipovitaminose, como é o caso de pessoas com sobrepeso. De acordo com uma pesquisa da University College London’s Institute of Child Health (fonte) feita com 165 mil pessoas, incluindo homens e mulheres de diversas idades, os altos índices de massa corpórea (IMC) estão diretamente relacionados com a diminuição da quantidade de vitamina D no organismo.  

 

Para essas pessoas, a quantidade de vitamina D sintetizada através do sol é pequena, e mesmo somada à quantidade que vem da alimentação, ainda é insuficiente. É importante procurar um médico e avaliar se a suplementação é necessária.

 

Por que isso acontece? 

 

Quando uma pessoa está com sobrepeso, a gordura corporal acaba servindo como uma barreira física para o raio UVB, assim não permitindo que a metabolização do colecalciferol ocorra de forma adequada. Ao mesmo tempo, o tecido adiposo também pode acabar retendo a vitamina D inativa e não permitindo que ela seja direcionada para o rim para ser processada e virar a vitamina D ativa.  Por isso, a deficiência de vitamina D é tão comum em pessoas acima do peso.

 

Em relação às pessoas que fizeram a cirurgia bariátrica, a deficiência de vit. D e do Cálcio é uma consequência da redução da área de absorção do intestino removida pela cirurgia e que pode comprometer a concentração sanguínea desses importantes elementos. Entretanto, essa vitamina também desempenham um papel na regulação do peso corporal [1] e pode ajudar na obtenção de um corpo mais saudável. A conclusão é muito generalista e não faz referência ao contexto do parágrafo.

 

 

Referências

 

  1. Wendy Chan She Ping-Delfos, Mario Soares. Diet induced thermogenesis, fat oxidation and food intake following sequential meals: Influence of calcium and vitamin D. Clinical Nutrition. Volume 30, Issue 3. 2011. Pages 376-383, ISSN 0261-5614. https://doi.org/10.1016/j.clnu.2010.11.006.

 

Compartilhe nas redes sociais

Facebook