DPrev Todo Dia

 IMPORTÂNCIA DA VITAMINA D AO LONGO DA VIDA

14 de maio de 2020

Com o passar do tempo, nós envelhecemos, o organismo se transforma e as necessidades do nosso corpo mudam. Entretanto, algumas substâncias como a vitamina D, por exemplo, desempenham funções importantíssimas ao longo de toda nossa vida. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre o papel que ela desempenha em cada faixa etária.  

 

Bebês:

 

Sabemos que a vitamina D traz diversos benefícios para a mãe e seu bebê desde a gravidez. Mas após o parto, ela ganha ainda mais importância no organismo do recém-nascido. Isso porque, nessa fase, as células estão se multiplicando e há um crescimento acelerado do corpo. Além disso, alguns sistemas, como o ósseo e o imunológico, ainda estão em formação. Como a vitamina D desempenha funções importantes no fortalecimento desses sistemas, ela se torna essencial.

 

Porém, há um paradoxo: ao mesmo tempo que a substância é fundamental para o desenvolvimento do bebê, dificilmente ele conseguirá sintetizar toda a quantidade necessária para seu crescimento, já que sua pele é muito sensível para ficar exposta ao sol por longos períodos e o leite materno pode não conter a quantidade ideal da substância. Por isso, entidades médicas internacionais (fonte) sugerem que todos os recém nascidos tomem suplemento da vitamina até completarem um ano de vida, pelo menos.  

 

Apesar de algumas formulações do leite em pó conterem vitamina D, é difícil saber se o bebê recebeu a quantidade necessária da substância, já que isso depende do tanto que ele mamou e da alimentação materna. Sendo assim, a forma mais indicada do suplemento é a vitamina D3 isolada na forma líquida (fonte).  

 

Crianças: 

 

Nesta fase a vitamina D continua servindo para fortalecer sistemas e órgãos. Por isso, ela ajuda no crescimento da criança, fazendo com que ela atinja uma altura adequada em um tempo adequado e alcance a quantidade certa de massa óssea. A deficiência dela pode levar à má formação óssea e a doenças como o raquitismo, além de prejudicar também a formação do sistema imunológico, enfraquecer os dentes e gerar uma série de desequilíbrios no organismo.  

 

Apesar de sua importância, há alguns fatores hoje em dia que prejudicam a síntese da vitamina. Um deles é a pouca exposição ao sol, ou a exposição super protegida. É muito comum, por exemplo, vermos crianças usando protetor solar, roupas com proteção UV e outros itens para bloquear o sol. Essas precauções são necessárias para evitar o câncer de pele, mas prejudicam a síntese da vitamina (para saber mais sobre o assunto, acesse a matéria completa).  

 

Além disso, nessa faixa etária o paladar ainda está em desenvolvimento, e por isso, muitas vezes as crianças podem deixar de ingerir alimentos ricos em vitamina D por não se acostumarem ao gosto. Desta forma, apesar da suplementação ser indicada, é importante sempre consultar um médico para que ele indique as doses adequadas para cada um.  

  

Adolescentes e Adultos:

 

Como já sabemos, a vitamina D tem uma relação importante com o cálcio. Até os 21 anos, os níveis do mineral ainda não estão estabilizados no nosso organismo, fazendo com que a vitamina tenha ainda mais importância para o fortalecimento do esqueleto, já que ela aumenta a absorção de cálcio. Apesar de, no geral, o corpo ficar mais regulado na idade adulta, é importante sempre fazer exames para checar se os níveis de vitamina D estão saudáveis, já que a hipovitaminose, ou seja, a falta dela, pode trazer diversas consequências. 

 

Idosos

 

Conforme envelhecemos, a capacidade do corpo de produzir vitamina D diminui. Uma pessoa de 70 anos, por exemplo, sintetiza ¼ da quantidade que uma pessoa de 20 anos consegue sintetizar. Isso faz com que o risco de fraturar um osso ou desenvolver osteoporose aumente, além de deixar o idoso mais suscetível a várias doenças relacionadas à hipovitaminose. Por isso, nessa fase, cientistas defendem a suplementação da vitamina (fonte), mas como sempre, a dose adequada varia de organismo para organismo. 

 

Compartilhe nas redes sociais

Facebook